A Psicologia Clínica permite que o Profissinal desenvolva, analise, diagnostique e oriente casos na área da saúde observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de bem-estar e qualidade de vida.
É um trabalho centrado em oferecer espaço de escuta ao Paciente para atendimento e alívio do sofrimento emocional através do diagnóstico e processos de avaliação, aconselhamento e prevenção.
Para que serve a psicologia clínica? O trabalho está centrado em oferecer um espaço de escuta ao cliente, para entendimento e alívio do sofrimento emocional.
-
A verdade analítica não é tão misteriosa, de modo que nos impede de reconhecer as pessoas que podem direcionar suas consciências para ver a verdade emergir espontaneamente. (Lacan)
-
De acordo com a Resolução Nº 02/01 do Conselho Federal de Psicologia – CFP, o Psicólogo especialista em Psicologia Clínica deve atuar na área específica da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual, grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa.
Sua atuação busca contribuir para a promoção de mudanças e transformações visando o benefício de sujeitos, grupos, situações, bem como a prevenção de dificuldades.
Atua no estudo, diagnóstico e prognóstico em situações de crise, em problemas do desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos, utilizando, para tal, procedimentos de diagnóstico psicológico tais como:
- Entrevista, utilização de técnicas de avaliação psicológica e outros.
- Desenvolve trabalho de orientação, contribuindo para reflexão sobre formas de enfrentamento das questões em jogo.
- Desenvolve atendimentos terapêuticos, em diversas modalidades, tais como psicoterapia individual, de casal, familiar ou em grupo, psicoterapia lúdica, terapia psicomotora, psicanálise, orientação de pais e outros.
Atua junto a equipes multiprofissionais, identificando, compreendendo e atuando sobre fatores emocionais que intervêm na saúde geral do indivíduo, especialmente em unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais.
Atua em contextos hospitalares, na preparação de pacientes para a entrada, permanência e alta hospitalar, inclusive pacientes terminais, participando de decisões com relação à conduta a ser adotada pela equipe, para oferecer maior apoio, equilíbrio e proteção aos pacientes e seus familiares.
Participa de instituições específicas de saúde mental, como hospitais-dia, unidades psiquiátricas e outros, podendo intervir em quadros psicopatológicos tanto individual como grupalmente, auxiliando no diagnóstico e no esquema terapêutico proposto em equipe.
Atende a gestante, no acompanhamento ao processo de gravidez, parto e puerpério, contribuindo para que a mesma possa integrar suas vivências emocionais e corporais.
Atua junto aos indivíduos ou grupos na prevenção, orientação e tratamento de questões relacionadas a fases de desenvolvimento, tais como adolescência, envelhecimento e outros.
Participa de programas de atenção primária e centros e postos de saúde na comunidade, organizando grupos específicos na prevenção de doenças ou no desenvolvimento de formas de lidar com problemas específicos já instalados, procurando evitar seu agravamento em contribuir ao bem estar psicológico.
Acompanha programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento de políticas de saúde mental, participando de sua elaboração, coordenação, implementação e supervisão, para garantir a qualidade da atenção à saúde mental em nível de macro e microsistema.
Agende sua sessão online com antecedência diretamente via WhatsApp:
Daniela Castro Vitoretti
CRP 05/27107